Ribeiras PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
ribeiras in
Ribeira do Arade
A ribeira do Arade atravessa o Norte da freguesia, serpenteando entre as colinas, regando as várzeas com as águas represas de antigos açudes.
Ribeira de Alte
A ribeira de Alte nasce na Quinta do Freixo. Ao chegar às proximidades de Alte, segue entre as margens direitas e alimenta-as das águas da Fonte Grande, que brotam fartas e cristalinas todos os meses do ano. Corre então entre penedos, salta de açude em açude, passa a Fonte Pequena, segue até à represa do Moinho da Levada, alcança o Salto da Ponte da Estrada Nacional e percorre uns trezentos metros até se precipitar na Queda do Vigário.

Atravessa a freguesia em direcção a poente, encaminhando-se para o levante depois de receber o barranco de Fojos e vai juntar-se à ribeira de Algibre, ao chegar a Paderne, constitutindo pouco depois a ribeira de Quarteira.