Entrada Equipamentos Sociais
Equipamentos Sociais PDF Versão para impressão
Existem 11 Escolas Primárias, mas actualmente funciona apenas uma, a Escola Básica do 1º Ciclo em Alte, aldeia-sede, com um total de 66 alunos de toda a freguesia.
Escola Profissional Cândido Guerreiro
A Escola Profissional Cândido Guerreiro foi criada em 1992, com base no pedido das forças vivas locais e da parceria, constituída para esse mesmo efeito, entre a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Alte e a Associação In Loco.

Esta escola desenvolve um projecto de inovação e flexibilidade educativa, procurando ajustar os seus cursos às necessidades do tecido empresarial da região e dotar os seus formandos de competências técnicoprofissionais que lhes permitam o ingresso imediato e adequado ao mercado de trabalho.

Todos os cursos são de nível III da UE e dão equivalência ao 12º Ano, possibilitando aos formandos a sua candidatura ao ensino superior.

As novas instalações da Escola, construídas em 2007, foram co-financiadas pelo PROALGARVE, no âmbito do Eixo 3, Medida 1, em que a comparticipação financeira nacional foi suportada pela Câmara Municipal de Loulé. Estas permitem a adequação da Escola à tipologia prevista na legislação em vigor, assim como a integração, em Alte, de todos os seus alunos, pois alguns cursos, nos últimos anos, eram leccionados nas instalações da Escola Secundária de Loulé. Por outro lado permitirão suportar toda a dinâmica empreendedora do seu Projecto Educativo, assim como possibilitarão uma maior abertura da Escola às actividades e comunidade locais.

A Escola Profissional Cândido Guerreiro, é um importante estabelecimento de ensino que alberga cerca de 150 alunos oriundos do Algarve, e de outras regiões do País, bem como de Cabo Verde. Tem um corpo docente e auxiliar de aproximadamente 41 colaboradores. A instituição é considerada a maior entidade empregadora privada no interior do município de Loulé e o motor do desenvolvimento da freguesia de Alte.

www.epalte.pt

Associação Pró-Beneficência e Progresso de Alte

A Associação Pró-Beneficência e Progresso de Alte é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, vocacionada para a prestação de serviços à população idosa e foi constituída em 1986 pelos seguintes sócios fundadores:

Plácido de Sousa Vieira; Luís da Palma Madeira; Américo Gomes Botica; Maria de Lourdes da Palma Madeira; José Cavaco Vieira; Diana dos Santos Silva Nascimento; José dos Santos Duarte; António da Silva; Antónia do Carmo Provisório da Silva Campos; Analide Duarte dos Santos e Analide Martins Lourenço.

Em 1994 entrou em funcionamento o Centro de Dia e Lar de Idosos. Em 1998 iniciou-se o Serviço de Apoio Domiciliário. Actualmente presta serviços nestas três valências e tem capacidade para 18 utentes em Lar de Idosos, 30 em Centro de Dia e 50 no Serviço de Apoio Domiciliário.

A zona de abrangência incide nas Freguesias de Alte, Benafim e S. Bartolomeu de Messines.

Serviços prestados pelo Lar de Idosos: Alojamento; prestação de cuidados de higiene e conforto; alimentação; prestação de cuidados médicos; prestação de cuidados de enfermagem; tratamento de roupas e actividades de animação sócio-cultural.

Serviços prestados pelo Centro de Dia: Prestação de cuidados de higiene e conforto; alimentação; prestação de cuidados médicos; prestação de cuidados de enfermagem; tratamento de roupas e actividades de animação sócio-cultural.

Serviços prestados pelo Apoio Domiciliário: Prestação de cuidados de higiene e conforto; arrumação e pequenas limpezas no domicílio; confecção, transporte e distribuição de refeições; tratamento de roupas; actividades de animação sócio-cultural e pequenos serviços de enfermagem.

Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte
O Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte é uma I.P.S.S. (Instituição Particular de Solidariedade Social), que foi fundada em 15 de Junho de 1986, em reunião da população organizada pelo Projecto Radial/Instituto Politécnico de Faro, que apoiou a Associação nos primeiros tempos, na área pedagógica e sua legalização. Com a finalidade de ocupar as crianças nos seus tempos livres foi criado o A.T.L. e para integrar as crianças a partir dos 3 anos, foi criada a Rede Pré-Escolar.

Actualmente possui 3 valências, a Creche, o Pré-Escolar e o A.T.L., com capacidade para 35, 50 e 30 utentes, respectivamente.

Paralelamente desenvolveu-se a componente Desportiva, inicialmente com Atletismo, Futebol e Futsal. Subsistem o Futebol e o Futsal. Esta última tem obtido óptimos resultados, onde há uma participação regular nos Campeonatos Distritais. Mais recentemente surgiram o BTT e a Ginástica de Manutenção

A Instituição participa activamente em todas as actividades promovidas pela Junta de Freguesia de Alte, como Carnaval, Semana Cultural, Marchas Populares e outros.

Em termos de saúde temos uma extensão do Centro de Saúde de Loulé a funcionar na Casa do Povo de Alte, com enfermeira e médico todos os dias.
Os habitantes dos montes da freguesia recebem a “visita” da Unidade Móvel de Saúde da Câmara Municipal de Loulé, de dois em dois meses, de forma a controlar com maior frequência os níveis de colesterol, de tensão arterial e de glicémia para despiste de diabetes…

Alte, recebe também duas vezes por mês, o Bibliomóvel - uma pequena biblioteca itinerante, que constitui uma extensão da Biblioteca Municipal Loulé. Transporta cerca de 2000 documentos de todos os géneros literários, essencialmente livros, mas também, revistas, jornais, DVD’s, CD’s de música e computadores com ligação à Internet.